sábado, 15 de dezembro de 2012

Justiça interdita caldeira e sistema de refrigeração do JBS de Juruena

A Justiça do Trabalho determinou na última semana a interdição da caldeira e do sistema de refrigeração à base de amônia do frigorífico JBS situado em Juruena (a 930 km de Cuiabá). A unidade emprega mais de 220 trabalhadores. A juíza Claudirene Andrade Ribeiro acolheu o pedido liminar feito pelo MPT em ação cautelar ajuizada no dia 23/11, na Vara do Trabalho de Juína. O descumprimento da determinação importará em multa cominatória no valor de R$ 500 mil.
A magistrada que deferiu a liminar invocou o principio constitucional da prevenção para fundamentar sua decisão. "Os danos ambientais devem ser evitados, não devendo se aguardar a ocorrência da lesão para a prática de atos meramente ressarcitórios". Diversos documentos demonstram que o frigorífico não atende as normas protetivas da saúde, higiene e segurança dos trabalhadores.
A unidade do JBS em Juruena deverá suspender integralmente as atividades da caldeira à lenha, bem como de todo o sistema de refrigeração à base de amônia, no prazo de 24 horas a partir da intimação. E não poderá dispensar funcionários. 
Saiba mais detalhes desta interdição acessando o link aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário